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Sacred Cidatel - recomendação RPG

CONSIDERAÇÕES

"Sacred Citadel" é um divertido jogo de ação com progressão lateral e elementos de RPG. O título faz às vezes de prólogo para "Sacred 3" e é distribuído por download para PC, PS3 e Xbox 360.

"Citadel" lembra muito os jogos de pancadaria dos distantes anos 1990, em especial "Golden Axe", da Sega, com quem compartilha a temática de fantasia medieval sanguinolenta, entre outros elementos.

As partidas multiplayer e o sistema de evolução de "Sacred Citadel" podem ser estímulos para manter a atenção dos jogadores, mas depois de terminar a aventura pela primeira vez, as surpresas acabam e a brincadeira pode se mostrar repetitiva.
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INTRODUÇÃO

Enquanto a série principal "Sacred" segue a fórmula desenvolvida pelo concorrente "Diablo", "Citadel" busca inspiração em outro gênero: a nostálgica pancadaria com progressão lateral que marcou os fliperamas na década de 1990.

O jogo da Deep Silver combina o esmagar incessante de botões com elementos de RPG, como classes, poderes mágicos, evolução de personagem e seleção de armas e armaduras.

Totalmente linear, a aventura é apresentada com um visual de desenho animado e pontuada por uma trilha digna de qualquer "Golden Axe" ou "Knights of the Round".

PONTOS POSITIVOS

  • Ação com RPG
  • "Sacred Citadel" é simples de jogar: você escolhe uma das 4 classes típicas de RPGs de fantasia medieval - guerreiro, mago, ranger (arqueiro) e shaman (uma variação do mago) – e sozinho ou ao lado de dois amigos, em partidas locais ou online, avança por 4 fases cheias de inimigos.

    Cada fase é dividida em estágios menores, que muitas vezes culminam em lutas contra chefões ou monstros mais poderosos. Entre um estágio e outro, o grupo pode ir até uma vila para comprar armas, armaduras, poções ou definir desafios para o jogo, que tornam as coisas mais difíceis, mas rendem boas recompensas.

    Conforme detona os inimigos – que incluem monstros variados, orcs, anões e até uma espécie de cachorro-piranha (pois é) – você ganha experiência. Ao subir de nível, aprende novos golpes e pode distribuir pontos em um dos atributos: ataque, defesa, força e destreza. Como é de se esperar, cada classe possui seu atributo principal, então fique atento onde coloca seus pontinhos.
  • Armadilhas do cenário
  • Vários estágios de "Citadel" possuem armadilhas que podem – e devem – ser exploradas no calor do combate: fogueiras, toras e guindastes são só alguns exemplos. É preciso ficar esperto para não ser pego pelas armadilhas no meio da confusão, mas saber usar esses itens torna a vida do jogador muito mais fácil.
  • Aventura nostálgica
  • Para os jogadores veteranos, "Sacred Citadel" tem um apelo nostálgico: a trilha sonora sintetizada, a mecânica de progressão lateral e outros elementos típicos dos arcades de pancadaria tornam a jogatina casual mais divertida.

    A maior referência aqui, sem dúvida, é o clássico "Golden Axe", da Sega: desde os combos de golpes até trechos com plataformas permitem espancar inimigos nos níveis mais baixos, muita coisa lembra o famigerado jogo da década de 1990. Você pode até montar em monstros e usá-los para atacar os oponentes, dando chifradas e jogando os inimigos para o alto com as criaturas.

PONTOS NEGATIVOS

  • Linear demais
  • "Sacred Citadel" não é um RPG propriamente dito e busca inspiração nos jogos de pancadaria do passado, mas poderia dar um pouco de liberdade para o jogador, oferecendo mais de um caminho para explorar alguns estágios – ou mesmo rotas alternativas que desviassem de fases inteiras. Seria um estímulo para experimentar outro caminho em uma segunda partida.

    O mesmo pode ser dito do enredo: você já viu essa história antes, não é nada original. Um mal antigo desperta e ataca a terra onde os aventureiros vivem. O plano dos inimigos é dominar a Citadel, capital deste território.

    E acredite, o final é dos mais previsíveis, assim como a ‘reviravolta’ lá pela metade do jogo. 
  • Poucas razões para voltar
  • Talvez você faça questão de pegar todas as conquistas ou troféus do jogo. Ou queira evoluir todos os 4 heróis ao máximo. Se for esse o caso, vá em frente. Mas fique avisado: depois de terminar a aventura pela primeira vez, não há surpresas esperando por você em "Citadel".

    De fato, a brincadeira pode ficar bastante repetitiva, principalmente para quem joga sozinho, pois até mesmo para avançar na primeira vez, terá que repetir alguns estágios para conseguir itens melhores, ouro e experiência.
  • Final por DLC
  • Por mais que a história de "Sacred Citadel" seja simples e previsível, ao terminar o game você sentirá que não te contaram tudo. Que algumas pontas ficaram soltas.

    Não, não é um gancho para uma sequência ou para "Sacred 3" – o que seria até aceitável - e sim uma desculpa para tentar vender uma última fase inteira por download, onde você descobrirá o verdadeiro final da aventura. O DLC está disponível desde o lançamento do game, o que deixa um gosto ruim na boca do jogador, principalmente de quem curtiu a aventura de "Citadel".
    Fonte: Uol
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